Bem vindo ao forum -=[ELEMENTAL]=- aqui voces encontrara varias coisas. Dicas, tutorias , e donwloads de calcs e musicas.
Bem vindo ao forum -=[ELEMENTAL]=- aqui voces encontrara varias coisas. Dicas, tutorias , e donwloads de calcs e musicas.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar
Para quem usa o FireFox o Pluggin para ouvir a radio é so CLikar Aqui!!!E fazer o download
ELEMENTAL GUILD : Sejam bem vindos ao nosso forum.Aqui você encontrará downloads de musicas e muitos tutoriais!!!
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 9 em Dom 14 Nov 2010, 21:20
Últimos assuntos
» - Linkin Park - Live in Oeiras Alive (2010)
Wiicionário EmptySex 14 Jan 2011, 21:15 por BahaMuT

» Album Fall out boy
Wiicionário EmptySeg 10 Jan 2011, 09:46 por SpeedBoll

» 10 Belos motivos para se ter uma Moto
Wiicionário EmptySeg 10 Jan 2011, 09:27 por SpeedBoll

» Top 5: Carros mais caros Do Mundo
Wiicionário EmptySeg 10 Jan 2011, 09:23 por SpeedBoll

» Para realizações de testes postar aqui nick in game
Wiicionário EmptySex 24 Dez 2010, 03:00 por Sinhu

» Garotas Tentando Ser… Tomb Raider Lara Croft
Wiicionário EmptyQui 23 Dez 2010, 21:50 por Tr!STaM

» Você Acha Que Já Viu Todo Tipo De Motos???Duvido!
Wiicionário EmptyQui 23 Dez 2010, 21:46 por Tr!STaM

» Wiicionário
Wiicionário EmptySeg 20 Dez 2010, 23:53 por Tr!STaM

» Wallpaper Feito Por mim (e42)NevEr(e55)
Wiicionário EmptySeg 20 Dez 2010, 23:26 por Tr!STaM

Top dos mais postadores
BahaMuT
Wiicionário Vote_lcapWiicionário Voting_barWiicionário Vote_rcap 
Tr!STaM
Wiicionário Vote_lcapWiicionário Voting_barWiicionário Vote_rcap 
(e4)Pro
Wiicionário Vote_lcapWiicionário Voting_barWiicionário Vote_rcap 
sergiobg2009
Wiicionário Vote_lcapWiicionário Voting_barWiicionário Vote_rcap 
SpeedBoll
Wiicionário Vote_lcapWiicionário Voting_barWiicionário Vote_rcap 
Caahh
Wiicionário Vote_lcapWiicionário Voting_barWiicionário Vote_rcap 
(e44)BS(e59)ShOt
Wiicionário Vote_lcapWiicionário Voting_barWiicionário Vote_rcap 
HansNL
Wiicionário Vote_lcapWiicionário Voting_barWiicionário Vote_rcap 
kroboros
Wiicionário Vote_lcapWiicionário Voting_barWiicionário Vote_rcap 
Leeeeeeh
Wiicionário Vote_lcapWiicionário Voting_barWiicionário Vote_rcap 

 

 Wiicionário

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
GodZilla

GodZilla


Mensagens : 6
Data de inscrição : 08/09/2010
Localização : Westedland

Wiicionário Empty
MensagemAssunto: Wiicionário   Wiicionário EmptySex 10 Set 2010, 22:56

Alguns termos usados no Wii.

# B

Backup

Termo conhecido por quem usa bastante um computador, ou qualquer dispositivo de armazenamento (HD, MP3 Player, iPod, pendrive, etc). Falando especificamente sobre o Wii, backups são jogos originais copiados e gravados em DVD comuns, mídias virgens, com o intuito de evitar o "desgaste" do disco original, riscos, etc.

É comum (ha)ver confusões sobre esse termo, pois o mesmo está ligado indiretamente com pirataria pelo fato de jogos serem gravados em mídias que não são aceitas pelo Wii, sem antes destravá-lo.

Bannerbomb - http://bannerbomb.qoid.us/

Alternativa do Twilight Hack. Com ele, você pode rodar homebrews só usando o seu cartão SD, isso é, sem precisar do jogo TLoZ: Twilight Princess ou do Homebrew Channel. Funciona com a maioria dos Wiis, e também na versão 4.0.

BootMii - http://bootmii.org/

O famoso BootMii é um sistema alternativo que inicia ao apertar o botão de ligar do Wii, antes mesmo de qualquer IOS ou da NAND ser lida. Nele, o usuário será capaz de iniciar o Homebrew Channel, o próprio Wii Menu, ou até um programa direto do cartão SD.

Isso ajuda no processo de resolução de bricks, e também na prevenção do mesmo. Tendo o BootMii instalado no boot2, o Wii está praticamente à prova de bricks. Uma alternativa ao BootMii é o Preloader, mas o mesmo foi descontinuado, possui muitas falhas e não tinha a mesma equipe de desenvolvimento.

Falando em desenvolvimento, o do BootMii foi um tanto lento. Ele está sendo trabalhado desde o ano passado, e seu lançamento foi retardado principamente por causa de novas atualizações da Nintendo, principalmente a 4.0, e de novas placas do Wii (com seriais iniciados por LU64 pra cima).

Versão Beta 1 disponível (13/05).
Versão Beta 2 disponível (27/05).

Brick

Um Wii que não esteja funcionando por completo ou incorretamente, por ter danos no hardware ou software. Na maioria das vezes, é recuperável. Caso contrário, o console vira um peso para papel. Daí o nome "brick" - tijolo, em inglês.

É dividido em três "classes":

Banner Brick: o Wii Menu não inicia, pois o usuário instalou um WAD mal feito; é recuperável.

Semi-Brick: erro no sistema de arquivos. Um Wii "semi-brickado" mostra uma tela de erro do Opera ao tentar entrar nas configurações, e é causado na maioria das vezes por uma atualização de um disco de região diferente do console; é recuperável.

Full Brick: às vezes, apresenta uma tela de erro do Opera ao ligar o console; nesse caso, é recuperável. Em outros casos, ele nem liga, o drive de DVD nem "suga" o disco, o que o torna inútil; um verdadeiro tijolo.

Prevenção: não atualize com jogos de regiões diferentes do seu console; não instale canais ou jogos de uma fonte não confiável; não delete arquivos importantes ou que não sabe o que são; tenha cuidado com homebrews como o AnyRegion Changer ou AnyTitle Deleter; não atualize seu Wii no meio de uma tempestade, nem toque no botão de desligar.

Recomendação: instale homebrews como o Preloader ou Starfall antes de mexer com arquivos do console, ou aguarde a chegada do BootMii.

Solução para...

Banner Brick: WAD Manager auto-boot disc, usando o SaveMiiFrii; iniciar o WAD Manager ou AnyTitle Deleter pelo Homebrew Channel, usando o Preloader.

Semi-Brick: downgrade usando AnyRegion Changer; recovery disc usando o SaveMiiFrii; atualize usando um jogo de sua região.

Full Brick: recovery disc com SaveMiiFrii (tentativa); usar o modchip Infectus para reprogramar a NAND (precisa de uma cópia - dump - da mesma); em último caso, mandar para a Nintendo of America, mas não é certeza de que eles aceitam consoles vindo do Brasil.

# C


cIOS - Custom IOS

É um IOS alterado. A maioria desses cIOSes são ilegais, pois modificam ou usam códigos originais da Nintendo. Um exemplo conhecido é o cIOS 249, usado para reproduzir backups.

cMIOS - Custom MIOS

Idem acima, só que para o MIOS.

Code Dump

Apesar de ter um dump no nome, não tem relação com o mesmo. Basicamente, um code dump é quando seu Wii trava. Na maioria das vezes, com homebrews, aparecem várias letras e números "aleatórios" numa tela preta, seguidos de "Exception DSI Occurred". Isso, na verdade, é um código, que provavelmente só os programadores entendem.

Para sair disso, é só desligar o Wii pressionando o botão Power do console por cerca de 5 segundos.

# D

DLC - Downloadable Content

Mídia digital distribuída pela Internet (para download). Podem ser estágios ou vídeos de Super Smash Bros. Brawl, as músicas de Guitar Hero/Rock Band, ou até os jogos de Virtual Console/WiiWare.

Downgrade

É a "desatualização" do Wii. Pode ser usado também para atualizar o mesmo. Exemplos:

- Wii, na versão 3.4, quer fazer um downgrade. Usuário usa o homebrew AnyRegion Changer para voltar para a versão 3.2.
- Wii, na versão 3.1, quer atualizar, mas não quer a versão mais atual (4.0). Usuário usa o mesmo homebrew para atualizar para a versão 3.2.

É muito raro, mas acontecem casos em que o usuário erra ao selecionar a região correta do console. Isso pode ou não causar um semi-brick, ou até um full brick. O downgrade em si também tem seus riscos, apesar de serem baixos.

DRE - Disc Read Error

Literalmente "erro de leitura de disco". Na maioria dos casos, acontece por mau estado do disco (arranhões ou sujeira), ou mídia de qualidade baixa.

Dual-Layer

Também conhecido como DVD9, DVD DL, ou disco de "camada dupla", os DVDs dual-layer possuem aproximadamente o dobro do tamanho de um DVD comum. Técnicamente, um DVD5 (comum, single-layer) possui capacidade para armazenar até 4.7GB, e o DVD9, 8.5GB.

Dump

Processo de extração de arquivos do Wii, de um disco, da NAND, etc.

DVDX

Homebrew que instala um "canal" (escondido) usado em outros homebrews para acessar um DVD gravado ou "industrial" (de locadoras, filmes, etc). Modchip não é necessário. O DVDX não altera nenhum IOS, sendo assim, é uma das instalações mais seguras.

# F

Forwarder

Canal alternativo que é instalado pelo WAD Manager. Serve para iniciar um certo homebrew sem ter que iniciar o Homebrew Channel.

A vantagem de um forwarder para um canal "normal" é que ele não tem versão fixa, isso é, ele simplesmente carrega o arquivo do SD, seja ele atualizado ou não. Já no caso do canal "normal", para atualizar o homebrew, será preciso desinstalar o canal antigo, e depois, instalar o canal da nova versão.

A "desvantagem" é que você ainda precisará do cartão SD no Wii.

# H

Hardmod - Hardware modification

Alteração não-autorizada no console. Pode possibilitar o uso tanto de backups quanto de jogos piratas, no caso de modchips. Outro caso de hardmod é a troca da "carcaça" do console, também conhecido como "casemod".

Homebrew

Termo usado frequentemente na área de videogames, para representar aplicações programadas pelos próprios proprietários do console. Daí o nome homebrew - "aplicativo caseiro". Homebrews, em sua maioria, são para uso próprio ou da comunidade, sendo não-oficiais, isso é, não são usados pelas empresas.

Apesar de tanto os homebrews em si quanto o próprio Homebrew Channel terem, por consequência, aumentado o índice de pirataria, o uso/a instalação de homebrews não é considerado ilegal, e até a presente data, não viola a garantia de seu Wii.

Homebrew Channel

Canal não-oficial do Wii responsável pelo uso de homebrews, dispensando o Twilight Hack.

# I

IOS - Input/Output System

É o "sistema operacional" utilizado pelo "subprocessador" do Wii (chamado de ARM9, o famoso "Starlet"). O Wii possui 256 espaços para esses IOSes (plural). Um IOS não depende do outro, e só um é usado por vez.

Cada jogo roda em cima de um IOS específico, o mesmo vale para canais e até o System Menu. Isso não significa que um jogo pode usar o mesmo IOS que o outro, mas também não quer dizer que um canal possa usar um IOS qualquer (os jogos e o canal são exemplos).

Alguns jogos pedem atualização porque a versão do IOS instalado é mais antiga que a que o jogo tem e/ou requer. Isso quer dizer que perguntar "jogo x atualiza para 3.4U?" não faz sentido; ele pode atualizar um IOS seu e deixar o System Menu intacto.

# M

MIOS

IOS nativo, usado pelo Wii para retro-compatibilidade, isso é, executar jogos/software de Gamecube.

Quando o MIOS é executado, o hardware periférico do Wii se "desliga". Isso quer dizer que, se você está jogando um jogo de Gamecube, não poderá usar as portas USB do Wii, ou o cartão SD, e nenhum outros periférico exclusivo do Wii.

Modchip - Modification Chip

Chip instalado internamente no console, alterando ou modificando suas restrições, e fazendo com que ele seja capaz de rodar jogos piratas e/ou backups. A instalação de um modchip não é ilegal, porém, por se tratar de um hardmod, causa na perda de garantia do console.

# N

NAND

Refere-se à memória interna do Wii, que contém 512 MB (4096 blocos) de memória flash.

# R

Region Free

Todo title de Wii tem sua região única: PAL (Europa + Austrália), NTSC-U (América), NTSC-J (Ásia/Japão), e KOR (Coréia). Region Free é um termo usado para "destravar" essa região. Um Wii novo, sem nada instalado, não é capaz de fazer isso; só com o uso de homebrews.

Sendo assim, por exemplo, um Wii americano pode rodar o jogo Little King's Story europeu, usando o homebrew Gecko OS.

# S

Scrub

O WiiScrubber é um programa que lê a imagem de um jogo, podendo alterá-la com o trucha bug ou extrair seus arquivos, por exemplo.

Todo disco de Wii possui por volta de 4.3GB, excluindo Super Smash Bros. Brawl, que é dual-layer. Porém, vários jogos não ocupam todo esse espaço, e o disco é preenchido com dados inuteis, não utilizados, o que chamam de "lixo".

Numa imagem "scrubbed", esse lixo é removido, fazendo com que a mesma tenha seu tamanho real. Por exemplo, Super Paper Mario tem aproximadamente 600MB. Isso ajuda no armazenamento de imagens num computador, ou, para os pirateiros, é mais rápido de baixar.

Vale notar que o arquivo final não é uma imagem, e sim um pacote, muitas vezes em formato RAR. Sendo assim, é preciso extrair a imagem completa (4.3GB) desse pacote antes de usá-la.


Softmod - Software Modification

Semelhante ao hardmod, podendo ou não ser não-autorizado. Entre os softmods, estão homebrews que fazem com que o Wii mude seu modo de "leitura" de DVDs. O DVDx, por exemplo, faz com que o Wii leia DVD-VIDEO, isso é, DVDs encontrados em locadoras.

Exemplos de homebrews que rodam backups sem o uso de um modchip: Backup Launcher, SoftChip, USB/SD Loader.

# T

Title

É qualquer jogo, seja de disco ou não, e/ou canal do Wii. É identificado com um código de 4 caracteres, chamado de Title-ID.

A primeira letra de um Title-ID representa o código do sistema. As duas seguintes, um código para o jogo/canal, e a última, a região. Exemplos:

Super Mario Galaxy (RMGP): Regular (disco) ; Mario Galaxy ; PAL
Internet Channel (HADE): Channel ; AD não tem nada a ver ; E é para NTSC-U

Trucha

Também chamado de "trucha bug", ou "fakesign". É um pedaço de código que burla a assinatura digital do Wii. Daí o nome fake (falso) sign (assinatura).

É frequentemente usado por programas como BrickBlocker ou WiiScrubber, e na prática, é usado para modificar as imagens ou os jogos em si. As versões alternativas de Guitar Hero III e a versão DVD5 de Super Smash Bros. Brawl são exemplos de "jogos truchados".

A Nintendo eliminou o trucha bug na versão 3.3 do Wii, mas alguns homebrews ainda conseguem rodar jogos truchados, como por exemplo, o Gecko OS.

Twilight Hack

Um save do jogo The Legend of Zelda: Twilight Princess, obviamente "hackeado", para se aproveitar de uma falha/bug (buffer overflow) e tomar conta do sistema. Feito isso, ele executa um programa (formato DOL) da raiz do cartão SD.

O Twilight Hack marcou a comunidade homebrew do Wii, sendo um dos principais motivadores da mesma. Sua versão beta1 funciona até a versão 3.3 do Wii, enquanto a 3.4 precisa do beta2. Infelizmente, na atualização 4.0, o Twilight Hack foi - finalmente - derrotado.

# W

WAD

Formato de arquivo do Wii usado para armazenar canais. Esses canais podem ser tanto visíveis (Internet Channel, jogos de WiiWare/Virtual Console, etc), quanto escondidos/invisíveis (DVDx, ©IOS, EULA, etc). Podem ser instalados pelo homebrew WAD Manager.

WBFS - Wii Backup File System

Sistema de arquivos criado especialmente para o Wii. Semelhante ao NTFS (provavelmente usado pelo seu Windows), o dispositivo de armazenamento consegue transferir arquivos sem limite de tamanho (diferente do FAT ou FAT32, que é limitado a aprox. 4GB). Sendo assim, é possível rodar jogos através de um HD Externo, por exemplo, com o uso do homebrew USB Loader.

Como é um sistema específico, seu Windows não conseguirá ler o que está presente nele. De fato, ele dirá que o dispositivo precisa ser formatado, pois não reconhece nem qual é o sistema de arquivos. Nesse caso, você precisará de um programa que faça isso por você.

FIM
Ir para o topo Ir para baixo
Caahh
Moderador
Moderador
Caahh


Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/09/2010
Idade : 30
Localização : Canoas

Wiicionário Empty
MensagemAssunto: Re: Wiicionário   Wiicionário EmptyDom 21 Nov 2010, 21:43

eu axo qe tem mtas coisas no WII qe são desnecessarias.. mais vc procuro isso na net né? aushuahsuahsuhas, very good lol!
Ir para o topo Ir para baixo
GodZilla

GodZilla


Mensagens : 6
Data de inscrição : 08/09/2010
Localização : Westedland

Wiicionário Empty
MensagemAssunto: Re: Wiicionário   Wiicionário EmptyDom 28 Nov 2010, 16:23

Olá, vc adivinhou é tuto da net, mas tb sei bastante coisa por experiência

própria, pois tenho 1 Wii a + d 2 anos e meio. Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Tr!STaM
Administrador
Administrador
Tr!STaM


Mensagens : 36
Data de inscrição : 08/09/2010
Idade : 32
Localização : Porto Alegre-RS

Ficha de Personagem
Level : MaSTeR
Experiência:
Wiicionário Left_bar_bleue5000000/5000000Wiicionário Empty_bar_bleue  (5000000/5000000)
Pontos em Gbs:

Wiicionário Empty
MensagemAssunto: Re: Wiicionário   Wiicionário EmptySeg 20 Dez 2010, 23:53

Nice Mano..Mesmo sendo da net..so pela iniciativa jah vale a pena ..

Vlws djow =]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Wiicionário Empty
MensagemAssunto: Re: Wiicionário   Wiicionário Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Wiicionário
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Duvidas tutoriais jogos Nintendo Wii-
Ir para: